Powered By Blogger

domingo, 22 de junho de 2008

Umbanda e Brasil

A origem da Umbanda encontra-se em épocas remotas, quando o conhecimento era uno. Tal conhecimento, em sua maior parte, permanece oculto. Poucos fragmentos dele são encontrados deturpados, invertidos e espalhados pelas diversas regiões e religiões.
A Umbanda é uma religião que, atendendo aos desígnios dos espíritos da Corrente Astral de Umbanda, genuinamente brasileira, que surgiu em diversos pontos do Brasil ao longo da formação do povo brasileiro (os três grupos étnicos) e que destacou-se e ficou mais conhecida no início do século passado com a descida do Caboclo Sete Encruzilhadas.
Ela vem recuperar, gradativamente, o aumbandam em terras brasileiras, trazendo uma forma de religação que se afiniza com a média do povo brasileiro e que será a religião do futuro, não eterna. Não é exótica: nem tão teórica como o espiritismo de origem européia, nem tão ritualística como os cultos de nação de origem africana.
Na verdade, queiram alguns ou não, ela sintetiza várias crenças de maneira extremanente variada, mas com aspectos comuns, como: a crença nos espíritos, na reencarnação; na intercomunicação dos diversos planos e de várias maneiras; nos amuletos; no Jesus e nos santos
católicos, gerando o sincretismo; no ideal da prática do bem e da caridade; nos signos astrológicos; na magia; nos oráculos; etc. . Ela veio para unir todas as "raças", todos os credos, todos os espíritos, preparando a evolução da Terra para tornar-se um mundo de regeneração.

Cada um de acordo com o seu grau de entendimento

Há várias religiões e indivíduos que seguem cada uma delas. Não há religião melhor nem pior. Acontece que cada um tem uma maneira de buscar e compreender a ligação com o Todo. Cada um está onde pode e quer estar, para realizar a sua ligação com as forças espirituais superiores.
Estar aberto ao estudo e às novas descobertas, é a maneira ideal de aprender.
A Lei Universal nos concede o "livre arbítrio" para que sejamos responsáveis por nossas escolhas e assim, ao nosso tempo, vamos evoluindo.

É preciso estudar

Estudar e pesquisar é necessário à evolução e ao desenvolvimento do ser espiritual encarnado. Sem sectarismos. Procurar aprender a cada dia com as religiões tradicionais, com os livros, revistas, etc., contudo, procurando fazer uso do senso crítico, separando o "joio do trigo".
Conhecer a si mesmo é muito importante para que se possa compreender melhor o próximo e, assim, conseguir conviver melhor com as diferenças.
O auto-conhecimento é uma árdua conquista que se consegue mediante muita oração e meditação cotidianamente. Ele nos proporciona momentos de paz e união com os iluminados que auxiliam a nossa evolução.